25 de set. de 2012

Estudando Geografia...

Oi de novo!!!
Hoje vou estudar Geografia, o conteúdo é esse:
  • Europa - Aspectos humanos e econômicos
- A população da Europa
- As tensões e os conflitos na Europa



A Europa é um dos velhos continentes e destaca-se pela riqueza social, econômica, cultural e histórica.

A população da Europa
Estrutura etária (dados de 2012):
População: 749,6 milhões de habitantes.
Densidade demográfica: 72,3 hab./km².
População Urbana: 73%.

As maiores densidades demográficas estão em países e regiões mais industrializados, estes são os Países Baixos, o oeste da Alemanha, o Reino Unido, o norte da Itália e a região de Moscou.
As zonas mais despovoadas são as nórdicas.

Quando o sistema capitalista, a urbanização e o processo industrial começaram a expandir, o crescimento vegetativo elevou-se. Mas atualmente, o desenvolvimento econômico e social deste país gerou queda da taxa de natalidade, causada pela inserção da mulher no mercado de trabalho e a disseminação de métodos contraceptivos.
Como os países da Europa estão em crescimento populacional abaixo da reposição necessária, a população europeia está envelhecendo, o que exige reformas no sistema social, o continente será adaptado para tal idade.
A solução para repor a população foi a imigração.
Porém, os imigrantes hoje representam um problema em várias regiões da Europa, mas isso é um assunto que deve ser contado desde o princípio:
A Europa sofreu grande pressão demográfica no século XIX graças aos problemas políticos e sociais geradas pelo caos do processo de industrialização no século XVIII.
Enquanto isso, na América, Oceania, África e Ásia, que tinham espaço para imigrantes, passaram a recebê-los.
No começo do século XX, época de guerras mundiais, os fluxos migratórios diminuíram, com o fim das guerras, o velho mundo passou a ser uma área de imigrações.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Europa  se reconstruía com o plano Marshal, e precisava de imigrantes para mão de obra para realizar trabalho pesado.
Os imigrantes que foram para a Europa vieram de países subdesenvolvidos.
Esses imigrantes recebiam salários muito baixos e realizavam trabalhos que os Europeus não estava dispostos a fazer.
A imigração que antes era estimulado, hoje não é mais.
Atualmente, a Europa contem o fluxo imigratório, pois o número de trabalhadores não qualificados e desempregados aumentou, o que gera tensão na maioria dos países europeus.
O fato é, no século XXI, a Europa perdeu muitos postos de trabalho, já que a tendência é descentralizar o processo industrial utilizando mão de obra barata de fora, assim como a Europa importa muitos produtos dos Tigres Asiáticos.
Essas novas áreas de produção eliminam os postos em indústrias, fazendo com que haja competitividade entre imigrantes e europeus, provocando então a discriminação e marginalização dos coitados dos imigrantes.
Paralelo a isso, em 1950 começou outro movimento populacional, dentro da própria Europa, os países mais pobres deslocavam-se para outros mais ricos, a partir de 1980, o leste europeu (parte rica da Europa) tornou-se área de emigração.
Não posso deixar de citar que migrantes na Europa, além de sofrerem com empregos, enfrentam o racismo e a xenofobia, em alguns países é comum agredir com violência (não se mude para a Alemanha, França, Bélgica e Suíça :D).

Montei uma tabela que é um resumo de todos os setores da Europa, isso inclui padrão de vida, urbanização... blá... está tudo na tabela.

Europa


Europa Ocidental
Europa Oriental

Padrão de vida
Alto – Baixas taxas de analfabetismo, alta renda per capita, baixas taxas de mortalidade infantil e alta expectativa de vida.
Baixo – Baixa renda per capita e altas taxas de mortalidade infantil.

Urbanização
Urbanização alta
Urbanização Baixa
Economia
Caracterizada pela competitividade, produtividade e avanço tecnológico

Grande parte da população economicamente ativa ocupa o setor terciário.
Grande parte da população economicamente ativa ocupa o setor primário.

Agropecuária
Utiliza tecnologia de ponta em suas principais culturas: Cereais: trigo, cevada, centeio, milho, arroz, aveia, batata. Frutas: maçãs, peras, oliveiras, videiras, uva.
Produção: Leite, queijo e manteiga.
Rebanho: Bovinos e suínos.
Pesca: Sardinha, atum, bacalhau, moluscos, crustáceos. Intensamente praticada na Rússia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Espanha.

Indústria
Altamente competitiva em setores siderúrgicos, de construção, têxtil, químico, naval, automobilístico e de celulose.
As mais importantes concentrações industriais estão na região central da Inglaterra, zona de Paris, norte da Itália (Lombardia), distrito industrial de Dombass, Rússia, vale dos rios Reno e Ruhr.

Comércio
Participa intensamente das trocas internacionais.
O comércio exterior apresenta volume menor de transações comerciais.

Parceiros
Os principais parceiros são os Estados Unidos, Canadá, Japão e Oriente Médio.

Importações
Minerais, produtos tropicais, borracha e madeira.

Exportações
Manufaturados, automóveis, navios, produtos químicos, produtos ópticos e calçados.

Energia
Já que é insuficiente, a Europa importa grandes quantidades de petróleo ,só extraído em grandes quantidades na Rússia e no mar do Norte.
Há grandes reservas de gás natural nos Países Baixos, Rússia, Romênia e Reino Unido.
Vários países europeus possuem usinas nucleares.

Mineração
Minério de ferro na Rússia, Alemanha, Reino Unido, Eslováquia. O ferro associado ao carvão mineral, abundante na Rússia, Polônia, Reino Unido e Alemanha, viabilizou a indústria siderúrgica, mecânica e automobilística local.

Rede de Transporte
Diversificada. Encontra-se na porção oriental a rede de transporte mais densa do planeta, com importantes ferrovias, rodovias, aeroportos e portos.

A integração econômica da Europa (União Europeia)




Nenhum comentário:

Postar um comentário