As unidade que irão cair serão:
- A missão artística francesa
- Manifestações artísticas no Império
Introdução
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Arquitetura Neoclássica no Brasil |
D. João mais se preocupava com as situações culturais do Rio de Janeiro, mas também queria trazer desenvolvimento, aliás, o Rio de Janeiro era a capital, então ele abriu indústrias, criou o Banco do Brasil, montou a Biblioteca real e abriu uma gráfica, onde foram impressos vários livros. O primeiro jornal impresso foi o A Gazeta do Rio de Janeiro, por isso então que o Rio de Janeiro foi elevado a categoria do Reino Unido de Portugal.
Dom João incentivou o gosto pela arte, assim como era feito na Europa, muitas arquiteturas eram baseadas na arte Europeia, e essa arte ficou ainda melhor com a vinda de vários artistas famosos, para a fundação da Escola Real de Ciências, artes e Ofícios, que era indispensável naquela época para os homens destinados a empregos públicos e do Estado, com a agricultura, indústria, comércio e mineralogia.
Os principais artistas trazidas foram Jean-Baptiste Debret , Nicolas Taunay, e seu irmão o escultor Auguste Marie Taunay e Grandjean de Montigny.
Esses artistas buscavam a arte Neoclássica - novo clássico - que baseava na arquitetura Greco-Romana da antiguidade.
Curiosidades
A escola de Belas-Artes já teve muitos nomes (sem brincadeira), o mais antigo foi Academia de Belas-Artes, depois virou Escola Nacional de Belas-Artes, e desde que foi incorporada universidade Federal do Rio de Janeiro, agora seu nome é Escola de Belas-Artes.
Jean-Baptiste Debret
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Jantar de uma família rica. |
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Aplicação do castigo do açoite. |
Jean-Baptiste Debret registrava bastante a sociedade Brasileira, principalmente os escravos, quando voltou a Françapublicou uma coleção de três volumes de Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, contendo as paisagens e culturas Brasileiras.
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Casamento de negros escravos de uma família rica. |
Você sabia...
Que a bandeira do Império foi feita por Debret, e que ela possuia 19 estrelas que correspondiam às províncias, não era tão diferente da atual, mas eu acho a Bandeira do Brasil mais bonita do que a do Império! *-*
A bandeira atual manteve o losango amarelo e o retângulo verde, apenas ganhou um círculo azul, 27 estrelas que agora são estado, e uma faixa escrita ordem e progresso.
Antoine Taunay
Um dos mais importantes da missão Francesa e destaque na corte de Napoleão, ficou no Brasil por anos e retratou muitas imagens do Rio de Janeiro.
Grandjean de Montigny
Foi professor da de Arquitetura da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, e foi assim até a sua morte.
Por causa das limitações materiais da corte e a disputa entre os artistas franceses e portugueses direcionados a AIBA (Academia Imperial de Belas-Artes), Montigny construiu muito pouco no Brasil.
Assim como maioria dos artistas franceses, seu estilo era o Neoclássico... percebe-se pela fachada da Academia Imperial de Belas-Artes, uma arquitetura greco-romana constituída na fachada algumas colunas ou obras também, que são inspiradas na arte da Roma Antiga.
Foi ele que criou a arquitetura da Academia Imperial de Belas-Artes, o edifício da praça do comércio e a casa do arquiteto.
Para refletir...
Se por acaso você estivesse passeando e encontrasse uma casa no estilo neoclássico, conseguiria identificar a sua características? Quais?
Como eu disse umas duas vezes ali, essa é a terceira vez... era inspirada na construção greco-romana, e concerteza teria algumas colunas na fachada.
Manifestação artística no Império
Naquela época era modinha a iconografia, ou seja, haviam muitos retratos de membros da nobreza e da aristocracia, graças a isso podemos reconhecer um pouco mais sobre a representação de pessoas, retratos, rostos, etc.
Introdução...
Em 1822 aconteceram várias coisas importantes para a história do Brasil, a Independência foi proclamada, D. Pedro I passou a ser imperador, e a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios passou a ser chamada de Academia Imperial de Belas-Artes.
A arte era neoclássico (aquele lá do capítulo 1, lembra?) e romântico (nada a ver com amor), ainda convivendo com o barroco, adaptado as condições da natureza e das sociedades locais, ou seja, não podia-se pintar um tipo de vegetação que não correspondia aquela área, não podia desenhar um monte de japoneses e dizer que eram índios, isso foi o que eu entendi, está certo?
Os temas preferidos eram as paisagens, comemorações, pinturas históricas, buscando a construção de uma iconografia do Império e da memória da nação, eu não entendi o que é iconografia, você pode me explicar? Claro Luciana, vem do grego do grego "Eikon", imagem, e "graphia", descrição, escrita... ah! Agora eu entendi, seria uma imagem descrita na tela!
Outra característica da Academia de Belas-Artes era buscar a beleza ideal, ou seja, nem sempre retratavam a realidade, muitas vezes o local retratado era feio, mas o autor da obra embelezou o local. Isso servia para
retratar um fato como grandioso, com a intenção de enaltecer o Império e a nacionalidade, sendo que a independência havia sido proclamada a pouco tempo.
Dos grandes exemplos de artistas importantes na pintura histórica eram Pedro Américo e Victor Meirelles.
Victor Meirelles
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Primeira missa no Brasil |
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Batalha dos Guarapés |
Nasceu na Paraíba e estudou na Academia Imperial de Belas-Artes.
Por encomenda de D. Pedro II, Pedro Américo foi o autor da obra "O Grito do Ipiranga" ou "independência ou Morte", Pedro Américo não retratava os fatos, buscava a beleza e a grandiosidade, por isso o local da pintura não era tão perfeito quanto imaginávamos.
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O Grito do Ipiranga |
Pedro Américo não foi o único que estudou no AIBA, outros artistas também passaram por lá.
Almeida Júnior
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O violeiro |
Caipira picando fumo |
Ele sempre retratava personagens simples, como anônimos ou caipiras, essa temática trata-se do regionalismo.
Rodolfo Amoedo
Apresentava um tom realista e apelo erótico.
Pedro Alexandrino
Aluno de Almeida Junior, adotou a arte de pintar a naturezas-mortas (objetos inanimados)
Aprofundando o assunto...
Haviam também vários artistas no Brasil vindos de fora, que se interessavam em retratar a paisagem e famílias nobres.
Thomas Ender, neoclássico, chegou com a comitiva da Princesa Leopoldina, ele retratou bastante a paisagem em aquarela, pintou panoramas e cenas urbanas no Brasil. Ele era um pintor neoclássico.
Johann-Moritz Rugendas, importante repórter iconográfico também retratou em aquarela.
No século XIX começaram a surgir obras românticas (para quem não sabe, o romantismo).
No Brasil o neoclassicismo convivia com o barroco, mas com o tempo isso começou a mudar, como pinceladas mais soltas, pinturas ao ar livre, etc. Essa arte é chamada de academicismo, pois ainda estava preso as regras acadêmicas.
Bom...acabo por aqui!! Me desejem uma boa prova!
otimo blog.!
ResponderExcluirMuito obrigada!!!
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